COVID 19

O surto do Covid 19 tem afetado significamente o cenário socioeconômico em todo o mundo. Sabemos da gravidade do momento. Por outro lado, a paralisação das atividades econômicas podem trazer resultados catastróficos para as empresas. Diante deste cenário, é natural que os empresários fiquem diante de um dilema:

 

- Devo manter meus anúncios de Google Ads ativos ou congelar as ações?

 

Foi pensando nisso que resolvi compartilhar com você meu posicionamento como Analista de Google Ads. Espero que a sugestão ajude. Boa leitura 

 

Anunciar ou parar tudo? O que devo fazer com minhas campanhas de Google Ads? Antes de responder estas perguntas, é preciso ter consciência de que a epidemia é passageira e em um determinado momento ela será vencida. A reflexão portanto deve ser:

 

- Onde a minha empresa vai estar quando a vida voltar ao normal?

 

Vou destacar alguns pontos que você deve considerar em relação ao Google Ads

Google Ads é uma mídia de performance

Os anúncios do Google se diferem de qualquer outra mídia devido a sua qualidade de performance, ou seja, quanto mais tempo uma campanha se mantém ativa, mais otimizada ela se torna. O comportamento do próprio usuário alimenta o histórico de otimização, portanto, interromper as campanhas pode ser uma decisão equivocada. Mas por que? Entre diversos fatores, destaco o lapso de tempo de inatividade. A falta de dados causada pela interrupção de campanha apresenta pontos cegos o que invalida qualquer análise de dados prejudicando decisões futuras bem no momento em que o seu negócio mais vai precisar dela. Na prática costumo sempre ilustrar as campanhas como uma corrida de carro: manter os pneus aquecidos e o motor funcionando podem ser os fatores decisivos em permanecer vivo na competição.

 

"A parada no box coloca em risco toda a temporada." 

 

Uso inteligente dos recursos

Sabemos que o mercado está retraído e o consumo represado. A mídia do Google é neste momento a ferramenta mais inteligente e versátil para se manter competitivo uma vez que permite ajustes em custos diários, lances de cliques e impressões de anúncios flexíveis. Mantendo seus anúncios ativos, você coloca o seu negócio na frente dos concorrentes. Assim, quando o cenário se normalizar, você vai estar em vantagem.

 

O momento é de sensibilidade

O surto de saúde intensifica o senso humanitário. Portanto, as marcas anunciantes precisam estar atentas a este cenário. Evidencie junto ao seu público alvo que você se importa com as pessoas. Assim humanizar a sua marca neste momento pode ser a melhor estratégia. Associe o seu produto ou serviço ao senso humanitário e colaborativo.

 

Branding como fator humano

A maioria dos anunciantes de Google Ads em um cenário tradicional focam suas metas em vendas diretas: suas ofertas precisam gerar algum tipo de lead como medição de resultado. Acontece que a conjuntura atual tem influenciado esse cenário. Os consumidores estão mais preocupados com o bem estar dos seus familiares do que de fato consumir produtos não relacionados a itens básicos. Desta maneira, as marcas precisam ficar atentas e adequar sua comunicação neste momento delicado que estamos vivendo.

 

Uma empresa humana

Empresa humana é aquela que se preocupa com o bem estar social e não somente em obter lucro. O que você tem feito ao longo dos anos em relação à sociedade? Neste momento de sensibilidade é certo que as empresas que se posicionarem mais preocupadas com o meio social sairá desta crise fortalecida.

Em resumo, três fatores se destacam:

1 - Sensibilidade

2 - Humanidade

3 - Inteligência

 

Sugestão de estratégia de Google Ads COVID 19

Conceito: A MARCA COMO FATOR HUMANO

 

Campanha de Branding

Através da rede de Display, a oportunidade é exibir anúncios gráficos em sites e portais de notícias relacionados ao seu público alvo. Os criativos devem exibir mensagem de marca com slogans de apelo humanitário: o que sua empresa faz, fez ou vai fazer de valor no âmbito social? Lembre-se que a meta é humanizar e não vender.  O destino do tráfego  deve ser a página do seu site onde você exibe a sua participação no cenário social. Caso não tenha este conteúdo, peça ao seu webmaster que prepare este ambiente online para você. Ele é sua tábua de salvação neste momento. Se não tiver histórico social para exibir, elabore conteúdos com compromissos futuros. Aposte neste caminho.

 

A campanha de display poderá contar com lances de CPM ao invés de CPC. Diferente de uma campanha de pesquisa com meta de venda, nesta meta os lances poderão ser feitos através da exibição dos anúncios pagando a cada mil vezes que o anúncio é exibido - CPM - custo por mil. Assim mede-se a eficiência da campanha pelo volume de exibição dos anúncios e não por lead. O uso desta estratégia de lance pode ser a maneira mais inteligente em aplicar recursos de publicidade online neste momento.

 

A expectativa é de normalização do cenário em 90 dias. Assim esta ação extraordinária poderá ter seu tempo de duração com data para pré determinada para terminar. Caso o mercado se normalize antes de 90 dias ou se mantenha o cenário após este período, controle as datas de término. 

 

Durante a exibição desta campanha, é recomendado preparar uma lista de público alvo para que seja aplicada em uma campanha de remarketing no futuro, assim que o cenário se normalizar. Desta maneira o recurso investido nesta ação de branding poderá contribuir para o esforço de venda na retomada do mercado.

Siga-me nas redes sociais

  • White LinkedIn Icon

© 2020 por Eduardo Jr  CNPJ 11.460.594/0001-30